Perdigão está presente em 92% dos lares brasileiros e, em 2024, a marca comemorou nove décadas de existência. Para marcar o momento, junto da AlmapBBDO, responsável pelo reposicionamento da marca Perdigão, e da Plau, nós da CBA B+G embarcamos na missão de redesenhar não apenas suas embalagens, mas a própria essência da marca.
Para refletir o novo posicionamento, trabalhamos no redesign de todo o portfólio Perdigão, abrangendo centenas de SKUs. Um projeto ambicioso que incluiu o redesenhar submarcas como Na Brasa, Meu Menu, Ouro, Chester e Montana.
“Optamos por simplificar nosso logotipo, passando de um design 3D para 2D, alinhado com a tendência de clareza e funcionalidade no mercado de design. Essa mudança estratégica adapta a marca Perdigão aos diversos pontos de contato, especialmente nas embalagens, onde a interação com os consumidores é bem maior. Nossa reformulação foi cuidadosamente pensada para proporcionar uma experiência de marca ainda mais envolvente e relevante. As novas embalagens integram o físico e o digital, acompanhando a jornada do consumidor e oferecendo soluções adequadas para diversas ocasiões de consumo”, explicou Marina Secaf, Gerente Executiva de Marketing da Perdigão.
Desenvolvemos um novo design system para dar uma cara consistente à linha completa. Este sistema equilibra tradição e modernidade, mantendo elementos icônicos como as perdizes e a cor vermelha, agora reinterpretados de forma contemporânea.
O desafio central foi criar uma identidade visual coesa para toda a marca, garantindo ao mesmo tempo a diferenciação clara entre cada linha de produtos. Para isso, implementamos um sistema de cores que categoriza os produtos, transformando a experiência de compra em uma jornada intuitiva e facilitando a identificação no ponto de venda. Isso permite manter a consistência da marca Perdigão como um todo, enquanto destaca as características únicas de cada categoria de produto.
O novo slogan “Perdigão. O sabor de comer juntos” reforça o posicionamento da marca como parte essencial dos momentos de união e celebração dos brasileiros à mesa. Esta mensagem é refletida em todas as embalagens, desde os produtos mais tradicionais até as inovações mais recentes, unificando a proposta de sabor e convivência da Perdigão.
Uma parceria de longa data
Em parceria desde 2017, a CBA B+G e a BRF têm colaborado em projetos para inovar no mercado alimentício brasileiro. Esta colaboração vem moldando marcas e redefinindo a forma como os consumidores interagem com diferentes produtos, abrangendo campos cruciais como inovação, branding e performance.
Juntos nessa empreitada, trabalhamos em algumas frentes que solidificaram esta parceria:
- Performance de negócios
Arquitetura de portfólio de Qualy – O projeto redefiniu propósito, identidade e expansão da marca, visando fortalecer sua percepção no mercado.
- Identidade de marca
Para Qualy, reformulamos a identidade visual da marca mãe, trazendo uma linguagem visual mais limpa e atual. Desenvolvemos também seu novo tom de voz, buscando uma expressão mais acolhedora e otimista.
- Estratégia de marca
Realizamos um Brand Audit das marcas BRF, um projeto ambicioso que não se limitou a olhar números, mas também a escutar as vozes de seus consumidores, por meio de pesquisas de mercado abrangentes, análises da concorrência e um ouvido atento ao feedback de quem consome as marcas BRF. As recomendações resultantes deste processo resultaram em um mapa estratégico para elevar a comunicação da BRF a novos patamares.
“Nossa parceria com a CBA B+G tem sido fundamental em diversos projetos estratégicos, desde a arquitetura de marca da Qualy até o Brand Audit de marcas da BRF. Agora, ver a renovação da Perdigão, preservando sua essência centenária enquanto se adapta ao consumidor moderno, reafirma o valor dessa colaboração em diferentes frentes do nosso portfólio.”
Aline Alexandrino, Gerente Executiva Global Insights MBRF.
Cada um desses projetos faz parte da construção de uma parceria sólida, fazendo da CBA B+G um aliado estratégico que antecipa necessidades e propõe soluções que vão além do convencional.