Angeloni

Decifrando os consumidores de carne

EXPERTISE

INDUSTRY

SERVICES

Nova identidade e organização da loja para facilitar a jornada de compra

O açougue Angeloni é tradicionalmente uma categoria de destino dentro de seus supermercados e possui um sortimento comparável a um especialista, oferecendo desde opções mais econômicas de carnes até cortes mais caros, como carnes premium e importadas. Porém, esta especialidade não era visível aos olhos dos clientes, sendo comparado a um supermercado regular.

Sentindo a necessidade de ser percebido como um especialista na categoria, a rede de supermercados nos convidou para auxiliá-los a transmitir de maneira relevante a proposta de valor para seu açougue, mostrando de forma organizada e direcionada o sortimento oferecido pelo supermercado na sua categoria de carnes.

Incidência e transação

Primeiramente, entendemos que a proposta de valor para Carnes Angeloni deveria considerar aumentar a incidência – subir frequência dos consumidores de carne e capturar novos, mas não apenas isso: seria necessário também evoluir a transação – incrementar o consumo através da ampliação do mix de carnes e estimular uma maior conexão emocional entre o consumidor e a categoria.

Para alavancar as vendas do açougue, uma das mais importantes seções da loja, a solução proposta pela CBA B+G abarcou diversas frentes. Nossa equipe primeiramente visitou uma dezena de lojas da rede para entender a realidade da seção de Carnes e realizar um diagnóstico de campo.

Então partimos para o entendimento do consumidor, buscando uma análise mais aprofundada para assim chegarmos a uma segmentação de perfis, identificando como eles ‘navegam’ pela loja, a fim de encontrar formas de estimulá-los e atraí-los. Nos debruçamos também na jornada de compra, entendendo seus momentos de consumo e como faz seu planejamento. E, com a ajuda de um psicólogo comportamental, realizamos análises de expressões faciais e atitudes para identificar diferentes relações com o produto.

cba latam angeloni single 4 2400x1600

Proposta de valor

Após realizados os estudos, determinamos os valores que sustentam a categoria de Carnes. Ao ativar esses valores, a rede Angeloni será capaz de capturar a atenção e de gerar conexão emocional com diferentes perfis de consumidor.

Toda a exploração de campo e do consumidor nos possibilitou propor uma nova identidade visual, uma identidade que estivesse à serviço da organização do espaço, dividido em áreas – Resfriados, Açougue (balcão) e Congelados. Por sua vez, as áreas deveriam ser melhoradas considerando a decoração e atendimento, além da classificação das carnes – por tipo, valor, corte e marca.

Esta organização incluiu como ficarão dispostas e sinalizadas as estruturas e os produtos nos balcões de atendimento e no auto-atendimento, o ambiente promocional, as ofertas, as bandejas, planograma e divisão de categoria nas gôndolas, além da identificação do atendimento e do fluxo do shopper.

A nova estratégia para Carnes Angeloni foi desenhada em um framework simples mas profundo, de forma a fortalecer suas vendas, e, melhor: inteiramente baseada na segmentação dos seus consumidores.

cba latam angeloni single 2 2400x1600
cba latam angeloni single 3 2400x1600

Compartilhe

Este

Case