Você já observou o padrão de rachaduras em lama seca ou a estrutura de uma asa de libélula? Esses fenômenos naturais compartilham um fascinante padrão geométrico conhecido como diagrama de Voronoi. Este conceito matemático, que descreve como o espaço pode ser dividido em regiões baseadas na proximidade de pontos em um plano, serviu de inspiração para o Troféu Curupira 2024, assinado pela CBA B+G.
O projeto do troféu, que marca a quarta edição do Design for a Better World Award (DFBW Award) promovido pelo Centro Brasil Design (CBD), nasceu de um esforço verdadeiramente colaborativo. Unimos forças com o Cazoolo, lab de design de embalagens para economia circular, para desenvolver uma peça que celebra a interconexão entre natureza e tecnologia através do design.
Adotando uma abordagem biomimética, a equipe usou a natureza como modelo, medida e mentora do processo criativo. O resultado é uma estatueta que simboliza a união do mundo natural com as inovações tecnológicas, refletindo os princípios do Design for Environment (DfE).
A sustentabilidade foi priorizada em cada etapa do desenvolvimento. O Cazoolo trouxe sua expertise em economia circular, materializando o troféu através da impressão 3D, cujos materiais de produção tiveram o apoio da 3DCRIAR. A técnica garantiu eficiência na produção e minimizou o desperdício de materiais. Quem também somou ao projeto foi a Zaya, que aplicou sua tecnologia de cálculo de impacto ambiental para calcular e validar a solução ideal através de análises de ciclo de vida (ACVs).
Em uma homenagem aos povos originários, o projeto incorporou elementos da cultura indígena. Para isso, convidamos a Hunim, hub de Negócios de Impacto na Amazônia, que trouxe a história do Povo Araras de Rondônia para o design. A colaboração resultou no “toque do urucum” sobre as estatuetas brancas, uma intervenção sutil e profundamente significativa para marcar a estética da estatueta Curupira.
Em parceria com a Antilhas, criamos uma caixa que é tão funcional quanto sustentável. Feita de kraft reciclado, sem nenhum ponto de cola, projetada para o descarte total e impressa com tinta à base d’água, ela exemplifica como cada elemento pode ser repensado com responsabilidade ambiental.
“O Troféu Curupira deste ano une impacto visual e sustentabilidade. Ele foi criado por meio das melhores escolhas de design para garantir o menor impacto possível ao meio ambiente, transmitindo a mensagem do design inteligente para um mundo melhor.”
Letícia Castro, Diretora Superintendente do Centro Brasil Design
Para nós, o Troféu Curupira 2024 demonstra o poder do design colaborativo e consciente, unindo visão sistêmica, sustentabilidade e criatividade. É um lembrete tangível de que, quando trabalhamos juntos e em harmonia com a natureza, podemos criar soluções que inspiram um futuro melhor.