Design Trends 2024

Uma abordagem em três níveis de impacto: individual, coletivo e global 

Bem-vindo à terceira edição do Useful Design Trends, nossa exploração anual dos movimentos que moldam o futuro do design em vários setores e mercados globais.

As tendências oferecem um ponto de vista único a partir do qual é possível visualizar o futuro, não como um horizonte distante, mas como uma série de oportunidades acionáveis. Essa abordagem está enraizada em nossa crença de que o design é uma ferramenta para a solução de problemas, um meio de enfrentar os desafios de nosso tempo com criatividade e propósito.

Abrangendo mais de 40 setores e 90 estudos de caso, a perspectiva global e de várias categorias garante uma visão abrangente e diversificada do cenário do design. No Useful Design Trends 2024, cada tendência do  que exploramos é uma janela para a forma como o design pode inspirar utilidade, seja na maneira como interagimos com nosso ambiente, capacitamos indivíduos, melhoramos o bem-estar, promovemos o crescimento social ou democratizamos o acesso.

Quer baixar o conteúdo? Preencha o formulário:

*Ao preencher os dados você aceita receber o Blimp, nossa newsletter quinzenal.

São 15 tendências que prometem longevidade e sustentabilidade, transcendendo a efemeridade que geralmente caracteriza o mundo das marcas. Nosso foco está nas tendências que perduram, que evoluem e que continuam a repercutir ano após ano. Coletamos e selecionamos movimentos que não apenas sinalizam a mudança, mas a impulsionam.

Nosso Useful Design Model

Para nós, o design vai além do apelo estético, atuando como um acelerador de mudanças significativas. Essa crença está resumida em nosso Useful Design Model, que está ancorado em três níveis de impacto: individual, coletivo e global. Esses níveis formam a base de nossa abordagem e são parte integrante da estrutura do reporte.

Ele está estruturado em cinco pilares essenciais: Meio Ambiente, Empoderamento, Bem-Estar, Sociedade e Acesso. Cada pilar representa um aspecto fundamental do nosso mundo, ressaltando o papel significativo do design na criação de um futuro melhor. Por meio desses pilares, pretendemos mostrar como o design transcende os limites tradicionais, atuando como um poderoso agente de transformação e progresso.

Aqui um resumo dos pilares e tendências do Useful Design Trends 2024:

Design Trends | Meio-Ambiente

À medida que enfrentamos os desafios crescentes da mudança climática, evidenciados pelos desastres climáticos recordes em 2023, a urgência de iniciativas sustentáveis nunca foi tão clara. Esse pilar explora como o design pode revolucionar nossos processos de produção e consumo, defendendo uma mudança em direção à sustentabilidade que repercuta em nível industrial.

1. O Básico Reimaginado
Reinventar matérias-primas e itens essenciais do cotidiano é obrigatório.

Oportunidade: Atenção aos sentidos
Considerar o impacto sensorial ao selecionar novos materiais para os produtos. As qualidades táteis, visuais e até auditivas dos materiais podem influenciar significativamente a experiência do consumidor. Trata-se de criar uma conexão mais profunda e memorável com seu público.

2. Vida Útil Estendida
Reaproveitar os ciclos de vida dos produtos, reduzir o desperdício e alinhar-se às demandas sustentáveis dos consumidores.

Oportunidade: Sustentabilidade como serviço
Oferecer modelos baseados em assinaturas em que a manutenção, as atualizações e o gerenciamento de produtos no fim de sua vida útil estejam incluídos pode ser um divisor de águas. Ese tipo de modelo garante que os produtos sejam mantidos em condições ideais por mais tempo e que, quando chegarem ao fim de sua vida útil, sejam descartados de forma responsável.

3. Futuro Ancestral
Unir a sabedoria antiga com soluções ambientais modernas pode trazer avanços e resultados positivos para todos.

Oportunidade: Cadeias de suprimentos sustentáveis com uma história
Investir em cadeias de suprimentos que não apenas priorizem a sustentabilidade, mas que também tenham uma narrativa. Obtenha materiais e ingredientes de comunidades indígenas de forma a apoiar as economias e os ecossistemas locais. Essa abordagem garante uma cadeia de suprimentos sustentável e ética e também fornece aos produtos uma história convincente que repercute entre os consumidores conscientes.

 

Design Trends | Empoderamento

Centrado em Identidade e Inclusão, esse pilar aborda a necessidade do design capacitar as pessoas, especialmente a Geração Z, a expressar suas identidades exclusivas. Ressalta a importância das soluções de design universal que abraçam a diversidade e promovem a autoconfiança e a autoexpressão.

4. Padrão Universal
Abordar soluções por meio do design inclusivo, mudando de adaptações de nicho para acessibilidade universal em produtos e serviços convencionais.

Oportunidade: Assistência empática de IA
Aproveitar a IA para desenvolver assistentes virtuais que se adaptam intuitivamente às diversas necessidades dos usuários, oferecendo suporte personalizado e inclusivo para interação com a marca e jornadas de compra.

5. Fora da Caixa
Ao rejeitar as normas e a estética tradicionais, a Geração Z abraça o caos, a imperfeição e a originalidade.

Oportunidade: Incentivo à criatividade
Ao navegar por esses tempos de transformação, as marcas e os indivíduos não devem fugir do estranho, mas sim brincar e experimentar, permitindo que seu público saia da zona de conforto que o levará a lugares inesperados. Ao fazer isso, pode-se reimaginar o que é a norma.

6. Morte do Gênero
Afastando-se das normas binárias de gênero, as marcas estão adotando abordagens diversas e não binárias no design e no marketing de produtos.

Oportunidade: Expansão de produtos unissex
Promover a inclusão ampliando as linhas de produtos unissex, garantindo que as abordagens de marketing e design estejam ativamente quebrando as normas de gênero e adotando princípios de design universalmente atraentes.

 

Design Trends | Bem-estar

Esse pilar adota uma abordagem ampla para a melhoria da qualidade de vida, enfatizando a saúde física, mental e emocional. Ele explora como o design pode quebrar tabus e criar ambientes onde os indivíduos prosperam, e não apenas sobrevivem.

7. Menopower
Interromper o ciclo de silêncio em torno da menopausa é uma transformação significativa no mercado, refletindo a mudança de atitudes em relação ao envelhecimento e ao empoderamento feminino em uma crescente Economia Prateada.

Oportunidade: Atenção à linguagem
Marcas podem ir além de termos como “antienvelhecimento”, utilizando uma linguagem positiva e fortalecedora para produtos e campanhas sobre a menopausa e a beleza de envelhecer com elegância.

8. Sex Education
Adotar a positividade sexual como um pilar central do bem-estar holístico, especialmente entre as gerações mais jovens.

Oportunidade: Experiências pop-up de bem-estar
Estabelecer espaços com foco no bem-estar sexual que ofereçam treinamentos, workshops e um portfólio de marcas que garantam uma atmosfera acolhedora e livre de estigma.

9. As Drogas Boas
A narrativa em torno das substâncias psicotrópicas, do desprezo ao apreço, está evoluindo, refletindo uma mudança na percepção da sociedade, alinhada com as tendências do bem-estar holístico.

Oportunidade: Portfólio de impacto positivo
Por meio do design estratégico do portfólio, as marcas podem desenvolver uma gama de produtos que atendam às diferentes necessidades e preferências dos consumidores, desde o bem-estar cotidiano até soluções terapêuticas mais específicas, maximizando o impacto positivo.

 

 

Design Trends | Sociedade

Tem como foco o crescimento coletivo e compartilhado, enfatizando a responsabilidade das organizações em contribuir positivamente para suas comunidades. Na esteira da pandemia e das mudanças culturais em curso, esta seção examina como o design pode facilitar o crescimento da comunidade e o valor compartilhado.

10. IA: Criatividade Turbinada
Novas possibilidades e desafios éticos surgem à medida que a IA remodela a criatividade.

Oportunidade: IA para o bem social
Aproveitar a IA para enfrentar os desafios globais e promover o desenvolvimento sustentável oferece um imenso potencial. Seja no monitoramento de questões ambientais, na promoção da justiça nos empréstimos ou no avanço dos ODS da ONU, há uma oportunidade para as organizações usarem a IA como uma ferramenta para mudanças positivas.

11. Escolhas Inteligentes
Influenciar o comportamento por meio do design, enfatizando a autenticidade e liderando pelo exemplo.

Oportunidade: Conselhos sobre consumo moderado
As marcas devem reconhecer sua influência nos hábitos dos consumidores e se comprometer a promover a moderação. Isso demonstra responsabilidade corporativa e é uma estratégia fundamental para criar confiança e demonstrar um cuidado genuíno com o bem-estar do consumidor e o impacto ambiental.

12. Juntos é Melhor
As comunidades em ascensão oferecem conexão e apoio contra o isolamento digital, com as marcas promovendo espaços para conexão e experiências compartilhadas

Oportunidade: Capacitação de comunidades marginalizadas
Aborde as disparidades econômicas e promova a inclusão cultural fornecendo ferramentas e recursos para a capacitação econômica de comunidades sub-representadas. Isso não apenas equipa comunidades específicas com os meios para aumentar sua riqueza, mas também garante que suas histórias e perspectivas sejam ouvidas e valorizadas na mídia convencional.

 

Design Trends | Acesso

O último pilar, Acesso, prevê um futuro em que os recursos sejam universalmente acessíveis, defendendo a democratização dos recursos. Ele destaca o papel do design para garantir que o progresso e os benefícios sejam compartilhados de forma inclusiva, contribuindo para o bem coletivo.

13. Use com Sabedoria
Os consumidores e as marcas estão se adaptando ao aumento do custo de vida, com foco em gastos inteligentes e soluções econômicas e ambientalmente conscientes.

Oportunidade: Preços transparentes
Capacitar os consumidores desenvolvendo uma plataforma interativa que decomponha visualmente os custos dos produtos. Essa plataforma poderia representar graficamente quanto é gasto em matérias-primas, fabricação, marketing e distribuição, empregando infográficos e UI/UX intuitiva.

14. Guerra da Micromobilidade
Cidades do mundo estão se voltando à micromobilidade ecológica, com métodos alternativos de deslocamento, mudando o cenário urbano.

Oportunidade: Parcerias de mobilidade
Marcas de diversos setores, da tecnologia à moda, podem formar parcerias com soluções de micromobilidade. Por exemplo, uma marca de tecnologia poderia colaborar com programas de bicicletas da cidade para criar capacetes inteligentes equipados com GPS e recursos de segurança. Ou uma marca de roupas poderia criar trajes específicos para usuários de scooters, com elementos de segurança, conforto e estilo.

15. Web3 para Todos
A Web3 está reformulando o envolvimento da marca com transparência, ética e controle descentralizado.

Oportunidade: Soluções transparentes para a cadeia de suprimentos
Utilizar blockchain para tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes e éticas. Isso pode ser um argumento de venda importante para consumidores ecologicamente conscientes que valorizam a sustentabilidade e as práticas éticas. As marcas podem demonstrar seu compromisso com esses valores fornecendo aos clientes uma visão transparente da jornada do produto, desde a produção até a entrega.

Se o reporte te inspirou com ideias, entre em contato para pensarmos juntos em como fazê-las acontecer!

Compartilhe

este post

Assine o Blimp, nossa newsletter mensal.