Branding para uma nova realidade

Um playbook para ajudar a compreender os desafios do amanhã, capturando as oportunidades de hoje
01 VisualHero80 BrandingFuture 01

Dentre os inúmeros aprendizados que o ano de 2020 nos tem oferecido, o maior deles talvez seja a constatação de que estamos sempre em transformação. Com uma pandemia em curso, olhando pelo retrovisor, a realidade em que estávamos acostumados a viver, ninguém pode negar que muitas coisas mudaram e não vão voltar a ser o que eram. As necessidades que considerávamos mais importantes trocaram posições na pirâmide das prioridades.

Os projetos de branding com os quais lidamos apresentam complexidades cada vez maiores, dado que marcas se desenvolvem ininterruptamente em ambientes metamórficos, impulsionados por mudanças geracionais e tecnológicas que reconstroem necessidades e a adoção de novos hábitos de consumo.

Assim, nossa abordagem sempre buscou soluções que levam em consideração diferentes fatores, de maneira a criar uma conexão significativa entre três pontos de vista fundamentais: a força da marca, o mercado em que ela está inserida e as necessidades das pessoas que se relacionam com ambos.

O modelo continua extremamente relevante, o que mudou é que, com a pandemia, muitos elos de relação entre esses três componentes foram interrompidos ou fragilizados pela mudança de hábitos e revolução das necessidades das pessoas. O que colocou em risco a perspectiva futura de muitos negócios. De repente, marcas, consumidores e mercado se viram em mundos diferentes, mais distantes uns dos outros sem o suporte das interfaces possíveis até então.

O novo desafio que se coloca é: como reconectar marcas, consumidores e mercados, essas três esferas fundamentais do negócio, cuidando do hoje e sendo capaz ainda de identificar novas oportunidades?

Branding para o futuro

A chave para a reconexão desses três elementos é a própria marca, que se coloca como um ativo ainda mais poderoso, responsável por direcionar as relações das empresas com suas inúmeras conexões. Em nossa visão, mais do que nunca as marcas têm a oportunidade (e a necessidade) de criar redes de relacionamentos que sejam capazes de reconectar a tríade indivíduo, marca e mercado de forma única para um novo contexto. E como fazer?

Contribuindo com a resposta, desenvolvemos o playbook Branding for the future, no qual, de forma simples, propomos uma série de questionamentos a partir do entendimento de que a marca deve reconduzir os relacionamentos com os indivíduos e mercados a partir de quatro perspectivas:

  • Ressignificar e trazer o foco para o seu propósito.
  • Recriar o modo de atingir o público-alvo, abrindo diálogos verdadeiros e relevantes.
  • Redesenhar seu ecossistema para construir comunidades robustas.
  • Repensar sua oferta indo além do core para atender às novas necessidades.

A proposta deste playbook é auxiliar grandes ou pequenos negócios a visionarem suas marcas em uma nova perspectiva, identificando novas oportunidades diante do novo cenário que se coloca.

Um guia para todos que compartilham a mesma curiosidade sobre o que o futuro reserva para as marcas de hoje.

Clique no link abaixo e baixe o playbook completo:

Compartilhe

este post