INSPIRE: #TBT Gamer

Para relembrar e suspirar: 5 games casuais que foram sucesso na última década

Atualmente podemos dizer que todo mundo joga videogame. Calma lá, todo mundo? Sim! Além dos comprometidos hardcore gamers, existem diversos perfis de jogadores casuais. Até sua mãe que joga Candy Crush é gamer!

A modalidade casual de videogame conquista um amplo público-alvo tanto pela simplicidade das propostas como pelo alto poder de viralizar: de Tetris a Angry Birds, é difícil resistir à febre que esses jogos causam.

Aqui vai um #TBT de 5 jogos casuais que chacoalharam a internet na última década. Lembra deles?

QWOP

Tente se controlar

A tarefa: fazer o boneco andar para frente sem cair. O problema: o movimento das suas pernas é coordenado por 4 botões diferentes. O jogo bombou por ser quase impossível de jogar, rendendo momentos hilários para qualquer um que tentasse manter o boneco em pé. Engraçado para uns, revoltante para outros. Seu criador, Bennett Foddy, relatou ter recebido muitas mensagens de ódio por ter criado o game.

Flappy Bird

Avoa, passarinho

Em 2014, o desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen levou um susto: seu jogo, lançado há quase um ano e nascido dos restos de um projeto cancelado, de repente virou o mais baixado em todas as lojas de aplicativos. O game, um simples side-scroller em que o usuário deve controlar um passarinho desviando de obstáculos, chegou a lucrar 50 mil dólares por dia em seu auge. O sucesso foi tanto que rapidamente não só o jogo original estava entre os mais baixados, como também suas dezenas de imitações.

Cookie Clicker

Para os biscoiteiros de plantão

A premissa do jogo é bem simples: gerar biscoitos a partir de cliques. O que começou como uma brincadeira para entediados hoje tem um universo tão complexo que possui até sua própria enciclopédia: de escravização de vovós a expedições interplanetárias, nada deve se colocar entre o jogador e seu objetivo de ter cada vez mais biscoitos!

Temple Run

Corra, Indiana, corra

Nesse jogo, o explorador que deve fugir de monstros que o perseguem após ter obtido uma relíquia antiga. Soa familiar? Seu sucesso rendeu alguns spin-offs, um jogo de tabuleiro e até mesmo uma promessa de adaptação cinematográfica.

Among Us

Então quem foi?

Em 2018, quase todos os memes da internet eram sobre ele: um jogo multiplayer em que os tripulantes de uma nave espacial devem descobrir quem, entre eles, é o impostor. Sua popularidade se deu em grande parte pelos streamers brasileiros e coreanos que fizeram lives jogando o jogo no Twitch. Até Guilherme Boulos fez live para jogar!

Compartilhe

este post

Assine o Blimp, nossa newsletter mensal.