France
Paris
Switch to your local agency
Retour au menu
O primeiro projeto realizado pelo nosso escritório no México não poderia ser mais emblemático: a criação da identidade visual de Olmeca Altos Tequila. Comercializada em mais de 51 países, sendo México, Estados Unidos e Inglaterra seus principais mercados, a bebida carrega toda a tradição mexicana e foi por ela que montamos uma equipe dedicada com profissionais da CBA LatAm + CBA Londres, numa parceria que desde o início combinou expertise cultural local com visão global.
Olmeca Altos Tequila é uma marca super premium que honra a qualidade e tradição da autêntica tequila mexicana – desde a plantação e colheita do agave até seu processo de destilação e envelhecimento, a marca é repleta de traços que evocam a herança cultural do país.
Nosso desafio foi repensar o sistema de identidade visual de Olmeca Altos de forma a traduzir a essência da marca, ressaltando seus atributos de autenticidade e valorizando sua história, de uma maneira completamente envolvente, icônica e contemporânea.
Para a criação da nova identidade de Olmeca Altos Tequila, usamos a metodologia Brand Senses, que explora os cinco sentidos da marca – para estabelecer seus princípios visuais e construir as propriedades de um design system flexível, capaz de fornecer versatilidade e ritmo para todo e qualquer tipo de comunicação da marca.
O coração do novo universo visual é a garrafa, elemento que capta e simboliza a qualidade do processo de produção da bebida, o toque humano e artesanal. A garrafa de vidro martelado de Olmeca Altos passa a ser a assinatura da marca, com sua forma característica que a diferencia das demais tequilas.
A partir de sua garrafa icônica, desenvolvemos um sistema visual que celebra e comunica a história completa da marca. Para demonstrar os contrastes e a vivacidade da marca, usamos sua tradicional cor azul como a base e adicionamos outros tons, a fim de criar diversidade e ritmo. Redefinimos tipografia e estilo fotográfico com expressões revitalizadas de um México moderno; através de texturas e materiais sustentáveis, sugerimos ambientes on-trade e off-trade que valorizam a experiência de marca.
Um design system que ilustra com riqueza de detalhes não só a tradição, mas também a sofisticação da cultura mexicana.
A nossa seleção de materiais para design de produto e ambientes considerou práticas que correspondem a uma mentalidade sustentável, baseadas em princípios como reutilização, durabilidade, fornecimento responsável e fabricação circular.
Assim, para dar a Olmeca Altos Tequila as ferramentas necessárias para se manifestar de forma consistente, desenvolvemos o Brand Book focado nos ativos da marca. Um material que irá ajudar a construir um look & feel potente e uma experiência de marca global e sólida. O resultado é um branding dinâmico que representa ricamente o México e suas facetas.
Uma marca francesa com tradição em panificação decide produzir pães para um público consumidor que realmente aprecia e consome pães. Foi assim que encaramos o desafio que a Norac nos apresentou. O Grupo Norac Foods, criado há 30 anos na França, está no Brasil desde 2011 com a marca Ateliê.
A Ateliê produz e distribui produtos frescos nos segmentos de sanduíches e saladas, prontos para comer. O grupo decidiu, do alto de sua experiência em panificação e confeitaria, que deveria ampliar seu negócio e produzir em maior quantidade, como já faz em seu país de origem.
Para essa nova oportunidade, precisava de uma plataforma que abarcasse seu novo direcionamento de negócio: uma marca diferente, no sentido de abrangência e produção – mas que mantivesse sua essência francesa, padeira, boulangère, entendedora de pão.
O desafio, na verdade, era duplo: desenvolver uma proposta única de valor para uma marca, com razões pelas quais as pessoas se interessariam por ela, a considerariam, a consumiriam e, além disso, criar essa nova marca do zero. Do zero não, a essência francesa estava presente e só veio somar.
Entretanto, seria preciso definir a plataforma e a estratégia da marca, sua identidade, seus elementos proprietários e, por fim, suas embalagens.
Perfeito! Pensamos em um trabalho que adoramos fazer: a combinação do pensamento estratégico e analítico com a força criativa e intuitiva do design.
Impulsionados pelos pilares da marca e seu ‘brand pulse’, chegamos juntos à conclusão de que o nome deveria ser sugestivo, seguindo o território de atuação da marca, e sonoro, de fácil reconhecimento, reforçando a origem francesa.
A partir daí, partimos para a desafiadora tarefa de geração de ideias do nome propriamente dito. Foi um processo animado, leve e descontraído, que ao final resultou no nome com a diferenciação necessária idealizada pela marca.
Com o nome definido, partimos para sua identidade. A partir dos pilares da marca – carinho, artesanal, alegria e praticidade, bem como um olhar para a categoria, fomos em busca da identificação dos códigos visuais. Se por um lado nossa preocupação era transmitir a expertise e a tradição francesas, também estivemos atentos à necessidade de balancear modernidade e tradição, além de trazer a questão da família de uma forma diferente e singular – afinal, o pão compartilhado representa uma forte tradução de cuidado e carinho.
Então chegamos ao momento de entender os hábitos dos consumidores, para assim desenvolver as linhas estratégicas da marca. Realizamos pesquisas qualitativas e quantitativas com potenciais consumidores da marca para chegarmos a um insight genuíno, e então, iniciamos o desenvolvimento do ‘look and feel’ para a nova identidade, com o toque artesanal, iconografia divertida, cores, estilos gráfico e fotográfico alegres e positivos.
A descontração característica da marca permite que as ilustrações interajam com os produtos, criando situações inusitadas e divertidas. Os ícones passam a sensação de terem sido feitos à mão. Assim como as baguetes, madeleines e crepes da Paderrí.
Produtos frescos, feitos a partir de receitas caseiras e com um inconfundível toque artesanal.
Imagine a responsabilidade de se trabalhar com um produto que está presente na vida dos peruanos desde 1927. Sublime tem uma altíssima penetração no Peru e muitos significados para seus consumidores: o chocolate para relaxar da pressão do dia a dia, o gosto da infância, um carinho a qualquer hora.
Relevante para quem o consome e para a Nestlé Peru (é a segunda marca mais importante da empresa no país), a marca precisava revitalizar sua história, renovar sua identidade e, através de suas características icônicas e proprietárias, firmar sua importância no contexto de mercado de seu país.
Parceiros de longa data, a CBA B+G aceitou o desafio de retrabalhar Sublime por um ponto de vista abrangente de branding: arquitetura de marca, identidade visual, embalagem, enfim, uma visão global e integrada com todos os pontos de contato da marca.
A partir da essência de Sublime, “Recarga el buen ánimo’’, propomos construir um design system extremamente estruturado para retrabalhar sua forte identidade de forma a contemplar todos seus pontos de contato e reforçar sua estratégia de portfólio.
Junto das equipes de marketing, pesquisa e inovação da Nestlé Peru, a CBA B+G realizou um extenso workshop de Brand Senses, uma metodologia que explora os cinco sentidos da marca e ajuda a estabelecer os princípios que irão guiar toda sua identidade: o contraste e a alegria das cores (visão), o ritmo, o sorriso, a risada que a marca inspira (som), a crocância do produto, sempre com pedaços misturados ao chocolate (paladar).
O trabalho dos sentidos da marca foi fundamental para o passo seguinte: a exploração de diferentes insights para a mesma mensagem de otimismo da marca, respeitando sua essência e seu território de expressão.
A nova identidade manteve os elementos proprietários da marca, porém os evoluiu: o traço virou um sorriso e seu sistema de cores foi totalmente retrabalhado de forma a se aproximar dos sentidos inerentes ao Sublime: um equilíbrio entre os icônicos azul e prata, mas adicionados de uma paleta de cores secundária cheia de energia.
Realizamos inúmeros testes de materiais e cores para chegarmos ao contraste desejado. Estudamos a aplicação dos substratos em diferentes materiais, papel cartão, laminado – e como reagia na gôndola; enfatizamos os contrastes entre fosco, brilho e cor.
Além de recriar todo o design system e desenvolver o Guia de uso e aplicação da marca (brand book), o resultado mais incrível foi seu o impacto transversal: a integração total com a comunicação da marca. A partir de um trabalho consistente e coletivo de renovação de identidade, a JWT, agência responsável pela comunicação, adotou novo posicionamento, o time interno reestruturou o portfólio de produtos e a agência de eventos aplicou os novos conceitos.
Um grande exemplo de comprometimento e integração, à altura de uma marca com a relevância de Sublime.
Este projeto recebeu um dos quatro prêmios que ganhamos no Effie Awards 2019 (Peru), prêmio internacionalmente reconhecido e respeitado da indústria de marketing e comunicação. Sublime foi premiado pela campanha “Vístete con una Sonrisa”.
Apesar de contar com forte participação no mercado de chocolates do país, a Nestlé Peru ainda não estava presente no segmento premium, que vem crescendo em importância e relevância ao longo dos anos. A companhia então foi perguntar aos seus consumidores que marca de seu portfólio se encaixaria melhor com a proposta premium, e a resposta foi D’Onofrio, marca centenária e adorada pelos peruanos.
Além de entender qual marca era a mais adequada para o novo segmento, uma questão ainda mais importante se colocou: mas afinal, o que é ser premium?
Para os peruanos, a sofisticação vem da origem. Suas raízes ancestrais os enchem de orgulho, e a cultura popular é seu bem mais valioso.
Assim, nosso primeiro movimento foi explorar as tradições do país. Junto de uma equipe da Nestlé, viajamos pelo Peru para conhecer de perto suas feiras, vilas e cidades, realizando um mergulho em sua cultura e em seus costumes. Depois, fomos à região da selva amazônica peruana. Visitamos pequenas e médias fazendas de produção de cacau, nas quais agricultores, junto de suas famílias, cultivam as melhores e mais puras pastas de cacau do país. Aprendemos que, desde o momento da semeadura até a primeira colheita, um produtor leva de 3 a 5 anos para completar o ciclo do cultivo da planta.
Inspirados pelo contato vivo com a cultura e tradição locais, passamos para a etapa de criação do conceito da nova marca de chocolate. Analisamos documentos estratégicos da masterbrand D’Onofrio, como a essência, retrato do consumidor, estudos de mercado e o portfólio existente da marca, que já conta com panetones premium. A partir da vivência e, junto da análise estratégica, desenvolvemos o conceito criativo para a nova linha. Inspirados na riqueza da selva amazônica, criamos uma ilustração que representa o cacau no seu ambiente. As cores escolhidas foram também inspiradas pela natureza, com tons mais terrosos e pasteis. O tom de cobre em contraste com as demais cores realça a qualidade e cuidado dessa nova linha premium.
Apresentamos códigos visuais para a marca-mãe como tipografia, cores, padrões, texturas e a hierarquia dos elementos, além da estratégia de naming. Estes elementos transversais formaram a base do sistema gráfico da nova marca, batizada de D’Onofrio Reserva.
Para completar o racional da marca, um elemento muito forte se colocou: a importância de contar sobre a origem do cacau. Este elemento emocional, fundamental para dar credibilidade à nova linha e gerar conexão com as pessoas, está presente no interior das embalagens. Seguindo o conceito criativo El tiempo sabe lo que hace (o tempo sabe o que faz), histórias são apresentadas, enfatizando o cultivo, a colheita e a seleção dos melhores grãos. É um produto que valoriza a elaboração do chocolate, o tempo e a dedicação que estão por trás de sua produção. Uma linha de chocolates que, como os peruanos, valoriza a manutenção de receitas autênticas, o respeito pela origem, pelos produtores e pelos ingredientes.
A linha D’Onofrio Reserva conta com tabletes, bombons e pastilhas 70% cacau, todos embalados nas mais vibrantes cores e tradições da cultura peruana.
O polietileno de origem renovável da Braskem é fruto da combinação de inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável, pensado para promover um melhor impacto ambiental.
Alinhado ao comprometimento da companhia com a Economia Circular, o I’m green™ bio-based, resina plástica produzida a partir de matéria-prima renovável, a cana-de-açúcar, passou a ser visto como uma oportunidade de negócio, devido à contribuição do produto em relação à pegada de carbono.
Para iniciarmos o projeto de reposicionamento da marca, a primeira etapa realizada pela nossa equipe foi exploratória. Estudamos em profundidade a categoria, analisamos a trajetória da marca até o momento atual e, muito importante, entrevistamos diversos stakeholders da marca, desde profissionais da Braskem, clientes e empresas recicladoras.
Nesta etapa de exploração, nos aprofundamos no portfólio de produtos voltados para a economia circular da Braskem, que possui soluções de fontes renovável e reciclada e uma questão ficou muito evidente: por que não reunir estas resinas em um único portfólio de produtos, combinando a qualidade de suas entregas?
A questão foi fundamental na etapa seguinte do projeto, quando de fato iniciamos a construção do novo posicionamento estratégico da marca. Como I’m green™ já era uma marca que possuía reconhecimento no mercado, conhecida pelos parceiros que fomentam esta cadeia e contava com uma característica inovadora, por que não aproveitar a própria marca e ampliar seu escopo, fazendo com que ela passe a representar o portfólio de produtos da Braskem voltados para Economia Circular?
Com os inputs da pesquisa em mãos, o passo seguinte do projeto foi responder à pergunta: “Ok, mas como fazer isso acontecer? Qual a melhor forma de ampliar o portfólio e como trabalhar cada uma de suas soluções?” Para resolver o desafio, realizamos um workshop sob o modelo de Sprint Lab. Durante dois dias, nós e profissionais da Braskem do mundo todo, trabalhamos de forma colaborativa e, juntos, chegamos à nova arquitetura de portfólio, numa identidade de marca ampliada, com novas rotas visuais a serem exploradas.
Para evidenciar a força dos produtos de fonte renovável e reciclável já existentes no portfólio da companha e a semelhança de seus valores alinhados à Economia Circular, começamos pela definição do propósito, personalidade e essência deste conjunto de ofertas da Braskem. Neste momento, nossas equipes de estratégia e design trabalharam de forma muito próxima. Para que todos compreendessem a forma de trabalhar as marcas em conjunto, criamos protótipos visuais para tangibilizar possíveis mudanças e o impacto de cada uma delas. Estes protótipos foram então submetidos a uma pesquisa com clientes e parceiros, com o objetivo de capturar suas percepções sobre a nova organização de portfólio da marca, na qual I’m green™ figurava como masterbrand e, abaixo dela, se apresentavam as marcas de produto de origem renovável e reciclada.
Para dar mais força à sua identidade, I’m green™ teve sua linguagem verbal estabelecida a partir das novas definições estratégicas. Propósito e essência serviram como base para a definição das mensagens-chave e do tom de voz da marca. A identidade visual da masterbrand foi atualizada e as sub-marcas de produtos foram criadas para funcionarem em conjunto com o visual já existente. Ainda, o look and feel foi desenvolvido para apresentar todo o portfólio de forma mais moderna e atual. O trabalho verbal e visual culminou na criação dos Guidelines das marcas de produtos e o Brand Book da marca I’m green™.
O lançamento oficial da nova masterbrand e das sub-marcas de produtos ocorreu no fim de 2019, na Feira K, importante feira do setor, que ocorre em Dusseldorf, na Alemanha. Assim, de cara e propósito renovados, I’m green™ foi reapresentada ao mercado global, alavancando a presença da Braskem em soluções de melhor impacto e reforçando o compromisso da empresa com a Economia Circular.
Nota: o conteúdo deste texto refere-se ao case da CBA B+G criado para I’m green™.
Este projeto foi vencedor do Nielsen Design Impact Awards 2019, uma premiação que destaca cases de redesign de embalagens, avaliando-as como ferramenta de marketing. O redesign de Prestígio foi destaque, pois resultou em um crescimento de 46% nas vendas após a novidade chegar ao PDV. Em 2018, também recebeu os prêmios ABRE da Embalagem Brasileira e Grandes Cases de Embalagem.
Prestígio é coco natural, Prestígio é Brasil.
Produto criado em 1961 e que até hoje é sinônimo de receitas caseiras feitas com coco e chocolate, Prestígio é um chocolate genuinamente brasileiro que, merecidamente, é reconhecido com uma das marcas símbolo do Brasil.
Atenta às tendências e desejos do consumidor que busca cada vez mais produtos naturais, a multinacional suíça, líder em produtos que unem nutrição, saúde e bem-estar, decidiu renovar a marca Prestígio. Estabeleceu como objetivo principal a manutenção da essência ‘origem natural de coco’ e convidou a CBA B+G para o desafio de reconectar a marca aos seus chocolovers brasileiros.
Apesar de ser uma marca antiga, preservar sua memória é importante.
Assim, iniciamos o trabalho pela arqueologia da marca, de modo a resgatar seus códigos, formas e visuais originais, elementos fundamentais para a fixação da essência e posicionamento de Prestígio. Para entender o real significado dos códigos visuais da marca e reconectá-los com seu público, realizamos um densa pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa, com checagem de estímulos e conceitos preliminares de identidade. A pesquisa orientou um processo criativo que reuniu estrategistas, pesquisadores e designers.
Foram centenas de consumidores em diversos estados brasileiros, uma análise semiótica profunda e muitos aprendizados. Realizamos também o Brand Senses, metodologia que explora os 5 sentidos da marca e orienta os princípios que irão guiar o caminho criativo de reconexão com sua identidade: o ar fresco, os sons da natureza, a combinação perfeita dos sabores de coco natural e chocolate.
O resultado do trabalho de estratégia & design foi a tradução daquilo que foi ouvido do consumidor de Prestígio. Seus elementos icônicos – a cor vermelha, a textura e o coco foram mantidos, porém representados de uma forma que demostra mais naturalidade e autenticidade. A tipografia gestual, também remetendo a algo mais natural e verdadeiro. Na embalagem, placas de madeira, os ingredientes em lasca, os detalhes em verde – a natureza se apresentando mais próxima do real. As caixas receberam acabamentos como relevos e texturas para reforçar os aspectos sensoriais da marca. Uma simplicidade autêntica e natural na medida exata de Prestígio.
Para reforçar sua autoridade como expert em música, a MTV hackeou o universo musical em um projeto de cocriação que envolveu explorações e pesquisas com a sua audiência e especialistas em música. O resultado do trabalho foi o MTV Music Hack, uma plataforma que auxilia marcas a explorar o universo da música para se conectar com seu público.
Além da colaborar no extenso trabalho estratégico de desenvolvimento da plataforma (realizamos pesquisas e hack labs em nosso hub em São Paulo sobre plataformas de músicas com experts, produtores, músicos), criamos também o material informativo – um guia de inspiração e apoio estratégico para anunciantes que desejam criar projetos musicais em parceria com a empresa. Fomos responsáveis pelo desenvolvimento de todo o conceito, conteúdo e projeto gráfico do catálogo.
O catálogo é uma peça totalmente inspirada no universo musical. Resumido em um material que faz alusão a uma pick up de DJ, a coletânea é dividida em 4 discos – cada um deles representa uma tendência que tem impactado esse universo (engajamento, personalização, interatividade e o inesperado) e que, combinada à uma experiência musical, serve como inspiração para a criação de novas iniciativas da MTV e seus parceiros.
O MTV Music Hack é um bom exemplo de trabalho em que estratégia, explorações e labs se transformam num produto concreto, cheio de valor para o cliente – e neste caso, para os parceiros do cliente também.
Este projeto é vencedor do 2º Prêmio Paulista da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), premiação na qual recebemos três prêmios na categoria Melhor design e inovação. MTV Music Hack foi vencedor em Catálogo/folheto – conceito visual e design de catálogo para clientes.
Privacy Overview