A Nazca acredita que a beleza é um reflexo da autoconfiança, sendo esta a atitude que permite às mulheres liberarem todo seu potencial. Dona de uma linha extensa de produtos, sentiu a necessidade de redefinir sua estratégia de marca por completo.
Para realizar seu reposicionamento, sua nova arquitetura de portfólio e o redesenho da sub-marca Origem, a Nazca contou com nosso apoio através de uma equipe dedicada de estrategistas e designers, em mais uma parceria que faz parte de uma história cheia de êxito.
Território de atuação
Para construir uma nova estratégia, o passo inicial foi investigar em profundidade o que as consumidoras desejam. Por meio de entrevistas e análise de mercado, fomos capazes de compreender quais necessidades têm mais relevância para elas quando se trata de beleza e, a partir desse entendimento, partimos para o mapeamento de macro territórios de atuação da marca.
O mapeamento permitiu identificar três territórios com alto potencial para a construção do posicionamento de Nazca. O escolhido foi o território da confiança interior, porque além de apresentar alta viabilidade e relevância, também é o que apresenta maior aderência aos valores da marca.
Posicionamento das submarcas
Para criar o posicionamento das submarcas de Nazca, realizamos uma jornada de aprofundamento levando em conta as necessidades da consumidora, o levantamento da concorrência e as características de cada marca.
Nazca é percebida como uma marca de qualidade e credibilidade por seu público consumidor e todas suas submarcas conseguem se ancorar nestes atributos, criando um forte elo tanto com a marca mãe quanto entre si.
A combinação dos atributos específicos com as credenciais da marca mãe resultou em Brand pulses distintos para Origem, Sfera, Acqua Kids e Now, esta última uma nova marca que nasceu durante o processo de reposicionamento de portfólio.
Arquitetura de portfólio e segmentação de clientes
Estabelecidos os posicionamentos para cada submarca, o passo seguinte foi repensar a arquitetura de portfólio de Nazca a partir de seus pilares estratégicos. Para direcionar as ofertas do portfólio reorganizado, realizamos uma segmentação de clientes, levando em consideração tanto a perspectiva de negócio quanto de marca. Com base em cinco variáveis avaliadas com 70 clientes, foi possível encontrar um novo agrupamento de clientes, permitindo assim otimizar a alocação de recursos e esforços.
O resultado é um projeto amplo e completo do ponto de vista de branding – contemplando uma estratégia de marca em que todas as linhas têm papeis definidos para a construção de brand equity – e também de design, uma vez que o reposicionamento demandou a criação de novos conceitos e identidade visual para a marca Origem.
Nazca Origem
A beleza está na sua origem. Seguindo a essência da marca e análises da pesquisa realizada com consumidoras, reunimos insights potentes sobre autocuidado, valorização de mensagens simples e autênticas, preferência por ingredientes naturais, entre outros. A partir desses entendimentos, desenvolvemos a identidade visual para a submarca de maior volume de vendas de Nazca, de modo a refletir seu novo posicionamento.
O logo de Origem já era bastante reconhecido, então para acompanhar a movimentação do portfólio, a opção foi de evolução formal, e não de ruptura. As embalagens seguem o conceito vibre a vida, uma mistura vívida e intensa que nos convida a celebrar nossa própria origem, explorando cores, texturas e imagens para exaltar a alegria e o orgulho. Nelas, optamos por hierarquias claras, com foco em informação destacada, pois isso é crucial para ajudar a navegação na gôndola. Dentre as sublinhas, cada uma destaca atributos dos produtos, como ingrediente principal, a tecnologia ou apenas nomes focados em diversão.
Entre reparadores, cremes para pentear, gelatina e cronograma capilar, em embalagens variadas de 400g ou 1Kg, o trabalho contou com a criação de quase 50 skus.