Mas, o que é business design?
O design de negócios é uma maneira de operar que combina abordagens de pensamento de negócio, estratégico e analítico com os métodos e modelo mental do design. Ele ajuda a estruturar como cada elemento de um modelo de negócio afeta a experiência dos seus clientes e usuários.
Em outras palavras…
é uma abordagem para a criação de valor para o negócio por meio das lentes do business thinking, um olhar para as camadas de um negócio, e do design thinking, um olhar centrado nas pessoas.
A disciplina trabalha na intersecção da viabilidade, da exequibilidade e da desejabilidade para criar inovação, ajudando empresas e organizações a saírem do ponto A e chegarem ao ponto B por meio de um designed business model, ou modelo de negócio criado na visão do design.
Tá, mas como isso ajuda meu negócio ou marca?
Por que o design de negócios é tão importante
No mundo BANI (“B:rittle, A:nxious, N:on-linear and I:ncomprehensible”) em que vivemos, o design de negócios pode ser extremamente valioso para uma empresa. Com o avanço das startups, mercados em rápida mudança e possibilidades tecnológicas em constante evolução, é necessário desenvolver modelos de negócios inovadores e repensar os tradicionais. O Business Design, entre outras coisas, fornece as ferramentas e métodos para desenvolver e testar modelos de negócio com uma proposta de valor realmente centrada no ser humano. Mas a disciplina também responde a muitos outros desafios. Vamos te mostrar aqui alguns deles para os quais ela se aplica:
- Desenhar novos serviços e fontes de receita;
- Responder a desafios de crescimento;
- Otimizar custos e melhorar a lucratividade;
- Desenhar estruturas organizacionais;
- Reposicionar marcas;
- Desenhar a proposta de valor dos produtos;
- Reorganizar modelos existentes e descobrir novas oportunidades.
É uma abordagem que pode resolver diversos desafios das marcas e das empresas, mas como isso se relaciona a abordagem do design? Como o business designer intervém em um processo de design?
Entenda a função de um designer de negócios
Dentro de um processo de design, o designer de negócios tem três funções principais:
1. Direcionar ou informar o processo de design através de uma lente de negócios para garantir que o design resolva os problemas de negócios de forma eficaz.
2. Traduzir as soluções de design em valor e impacto por meio de uma linguagem com a qual as partes interessadas nos negócios estejam familiarizadas, no intuito de provar que o design fornece soluções para problemas de negócios.
3. Aplicar metodologias centradas no ser humano para fortalecer os componentes comerciais e financeiros do trabalho de design para criar serviços e produtos viáveis.
Conheça as principais características do business design
Para entender o que é o business design e o mindset do business designer, é fundamental ter em mente quatro grandes pilares: a abordagem multidisciplinar, o pensamento abdutivo, o foco no cliente e a prototipagem.
– Abordagem multidisciplinar
O design thinking acredita na importância de criar um time que agrega os mais diversos perfis, incluindo o usuário e os diferentes stakeholders do seu produto/serviço, buscando dessa forma evitar que uma lente domine completamente o resultado. Essa mistura garante que possamos olhar o problema de diferentes perspectivas e levantando as perguntas necessárias: É desejável? Podemos realmente fazer isso? isso faz sentido para meu negócio?
– Pensamento abdutivo
Do design thinking, emprestamos o raciocínio abdutivo. A maioria dos programas de escolas de negócios ensina o pensamento dedutivo, das regras às conclusões, e o raciocínio indutivo, de exemplos a regras. Raciocínios dedutivo e indutivo funcionam bem em ambientes bem definidos. No entanto, trabalhar com negócios costuma ser sinônimo de ter acesso a informações incompletas em um sistema altamente complexo. “Problemas terríveis”, ou wicked problems, um conceito inventado pelo pai do design thinking, o cientista Herbert Simon, está no coração do que estamos falando: quanto mais complexos e multidimensionais os problemas, mais eles demandam uma metodologia colaborativa e um profundo entendimento das necessidades humanas. E o pensamento abdutivo, uma combinação de raciocínio indutivo e dedutivo, é realmente mais adequado para tais situações.
– Foco no usuário
O design de negócios usa metodologias de design centradas no usuário e na empatia. O ponto de partida de qualquer desafio são as pessoas. Toda abordagem leva como ponto um entendimento profundo dos usuários, aprendendo sobre seus desafios, objetivos e dores. Isso nos ajuda a projetar soluções que se encaixam melhor no contexto de sua vida.
– Prototipagem
Designers de negócios criam protótipos não apenas para provar sua validade, mas também para aprender. Não olhamos apenas para uma planilha para criar o melhor cenário. Lançamos produtos e serviços para testar os negócios. Criamos projeções financeiras e casos de negócios para validar a viabilidade financeira de um produto. Esboçamos ideias de produtos que representam trade-offs estratégicos para informar nossas decisões estratégicas. Criamos cenários extremos de modelos de negócios e os usamos como protótipos para aprender com clientes, fornecedores e outras partes interessadas. E vez ou outra construímos pitches que ajudam a tangibilizar novos conceitos de negócio para que as organizações tenham apoio na construção de spin offs ou para que uma startup seja investida.
Em suma, o que é business design?
Business design é….
- Um processo que tem como princípio ser centrado no usuário;
- Um modelo mental que junta disciplinas diferentes gerando insights em alta velocidade;
- Um trabalho orientado a dados qualitativos e quantitativos;
- Uma disciplina que olha simultaneamente para as três esferas de um modelo de negócio: desejabilidade, exequibilidade & viabilidade;
- Uma lente de design que trata modelos de negócio como algo to be designed
De que forma a CBA B+G pode ajudar?
A disciplina do Design de Negócios é relativamente nova, fruto da crescente exigência nas equipes de design e agências de design para alinhar seu trabalho a um contexto de negócios. Hoje faz parte da visão de como a CBA B+G vê o design no mundo. Do design gráfico ao design de negócios, acreditamos que o design é antes de tudo uma forma de pensamento que usa métodos e modelos mentais para resolver problemas a partir da experiência do consumidor. Muito além de trabalhar a superfície do negócio dos nossos clientes, entendemos suas necessidades a fundo em projetos que atuam em Branding, Design de Serviços, Marketing e Modelagem de Negócios.
Se quiser saber mais sobre o assunto, ou ficou interessando em trabalhar conosco em algum projeto, não hesite em nos contatar.