Quando o design reimagina o futuro dos alimentos sustentáveis

Como a população mundial continua crescendo exponencialmente, alimentar e preservar os recursos do nosso planeta se tornaram grandes desafios. Em um mundo em rápida mudança, onde nossos padrões de consumo evoluem constantemente, o setor de alimentos também tem um papel a desempenhar. Como? Promovendo o conceito de alimentos sustentáveis por meio de um design significativo para conscientizar os consumidores e ajudá-los a fazer uma mudança. 

“Atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.” ONU, sobre sustentabilidade alimentar.  

Sustentabilidade dos alimentos 

Um grande desafio do nosso tempo

Com a sustentabilidade se tornando cada vez mais urgente nas esferas produtivas, o setor agroalimentar precisa estar à frente como um dos setores mais preocupados com esse conceito. Entre lutar contra o desperdício e defender o consumo com baixa pegada ecológica, os alimentos sustentáveis estão no centro dos desafios do futuro. 
  
E qual é o papel do design nesta realidade? Ao combinar criatividade, funcionalidade e sustentabilidade, o design oferece novas perspectivas para repensar a maneira de produzir, distribuir e consumir alimentos. Ele desempenha um papel essencial na criação de soluções inovadoras, que promovem alimentos ecologicamente corretos e socialmente responsáveis. 
  
Seja em produtos, embalagens ou sistemas alimentares, destacamos pilares do design que defendem a sustentabilidade dos alimentos. 

Design Comportamental

Um caminho para a Economia Circular 

Metodologia focada nas pessoas, o Design Comportamental (Design for Behavior Change) tem como objetivo encorajar a mudança e desenvolver soluções que ajudem os indivíduos a adotarem novos comportamentos que beneficiem a si mesmos e o planeta. 

Para aprofundar o conceito, Lígia Dembinski, Design Manager & ESG Leader da CBA B+G, escreveu um artigo que traz exemplos concretos de negócios que ambicionam desenvolver relacionamentos marca/usuário, olhando para o design como um amplificador de consciência ambiental. Vale a leitura

Quer saber mais sobre design e impacto positivo?
Assine o Blimp, nossa newsletter mensal.

Embalagens [ecologicamente] corretas 

Mais do que uma tendência, uma necessidade 

Diante do crescente impacto ambiental, o design ecológico desempenha um papel fundamental na redução do desperdício de alimentos. O uso de materiais recicláveis permite que as embalagens com design ecológico reduzam drasticamente a quantidade de plástico utilizada. Isso abre caminho para as embalagens biodegradáveis, compostáveis e recicláveis, que oferecem alternativas eco-responsáveis aos itens de uso único. 

DADDY e a grande mudança para papel kraft 

Por quase 15 anos, DADDY, marca francesa líder em sua categoria, vem colaborando com a CBA Design para trazer de volta o significado do uso do açúcar, reinventando-o na vida cotidiana. A agência escolheu uma inovação radical de produto, o papel kraft; uma embalagem 100% reciclável que reduz significativamente o impacto ambiental do usuário e, ao mesmo tempo, permanece resistente às condições mais extremas da confeitaria. Em termos concretos, esse projeto concilia significado e utilidade para essa marca histórica.

Sustentabilidade em nossos pratos 

Saúde e responsabilidade juntos 

Muitos designers estão agora reimaginando a forma como os produtos alimentícios são feitos. Desde a criação de substitutos de carne à base de plantas até ao desenvolvimento de cadeias produtivas mais justas, o design de alimentos enfatiza os ingredientes sustentáveis para atender às necessidades do planeta e dos consumidores preocupados com a saúde. 

Raízes do Campo, inovando através da Agroecologia 

Um negócio com proposta arrojada: oferecer alimentos saudáveis fazendo a ponte entre quem produz e quem consome, com intuito de ser agente de valor para uma cadeia produtiva mais sustentável e saudável, baseada em processos que geram valor para as famílias agricultoras, levando em conta princípios ecológicos, culturais e econômicos.

Design thinking 

A serviço de sistemas alimentares sustentáveis 

O design vai além dos produtos individuais e também se aplica à escala dos sistemas alimentares. Criar cadeias de suprimento mais curtas, otimizar a logística, reduzir o desperdício de alimentos… As estratégias de Design Thinking atendem a inúmeras necessidades e prometem um futuro melhor. Em um mundo onde 2,5 bilhões de refeições são desperdiçadas todos os anos, surge um número cada vez maior de iniciativas inovadoras. 

FOOD TO SAVE, contra o desperdício 

No Brasil, 15 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano. O aplicativo FOOD TO SAVE luta contra o desperdício de alimentos, resgatando itens não vendidos e transformando-os em cestas a preços vantajosos. A solução já conta com mais de dois mil estabelecimentos no país, que estão juntos nesta causa.

Entre criatividade, funcionalidade e circularidade 

Quando o design reimagina o futuro dos alimentos sustentáveis 

A alimentação sustentável é um desafio complexo, mas o design oferece oportunidades extraordinárias para encontrar soluções inovadoras e criativas. Ao incentivar a colaboração entre designers, marcas e consumidores, vamos criar um futuro em que o design e os alimentos sustentáveis andem de mãos dadas para construir um mundo melhor. 

Compartilhe

este post

Assine o Blimp, nossa newsletter mensal.