Raízes do Campo

Raízes do Campo: Relações saudáveis que nutrem o mundo

EXPERTISE

INDUSTRY

SERVICES

A estratégia de marca para um negócio inovador orientado pela Agroecologia

Gerar e distribuir valor de forma mais justa para toda a cadeia produtiva sob o modelo de agroecologia. Foi assim que os sócios da Raízes do Campo nos procuraram, e o projeto de branding que construímos a partir daí foi integralmente pensado para contar as crenças e o propósito do recém lançado projeto – um negócio inovador, inclusivo e por isso, inspirador.

Para construir a estratégia e o posicionamento da Raízes do Campo, tivemos primeiro que dar um passo pra trás para entender o conceito de Agroecologia:

AGROECOLOGIA

. . .

Modelo de agricultura que vai além do plantar e colher alimentos, inclui também uma atuação mais ampla. Significa seguir princípios ecológicos, ser socialmente justa, eticamente correta, inclusiva, economicamente viável e valorizar as famílias de agricultores do campo.

cba latam raizesdocampo hero 3900x2075 02
cba latam raizesdocampo single 4 2400x1600

O negócio da Raízes do Campo tem uma proposta arrojada: oferecer alimentos saudáveis fazendo a ponte entre quem produz e quem consome, com intuito de ser agente de valor para uma cadeia produtiva mais justa, sustentável e saudável.

A partir da definição dos valores fundamentais da marca – agroecologia como princípio, visão de um mundo mais sustentável, equilíbrio ao longo da cadeia e valorização das pessoas – desenvolvemos juntos o propósito, valores, personalidade e essência da marca Raízes do Campo.

Na identidade verbal, criamos o Brand voice, com tom de voz, manifesto e storytelling da marca. E um grande desafio foi criar a expressão do propósito para os diferentes elos da cadeia, de modo a dar conta da diversidade dos públicos (produtores, cooperativas, varejo, consumidor final, além de colaboradores e investidores), com mensagem-chave e objetivos de comunicação bem definidos.

cba latam raizesdocampo single 3 2400x1600 PT

Quanto à identidade visual, o equilíbrio foi o fio condutor, alinhado ao conceito de ciclo contínuo de regeneração do planeta através de alimentos saudáveis e relações de produção mais justas. O logotipo traz elementos que representam as pessoas envolvidas na cadeia e suas relações. O gestual e a paleta de cores realçam a energia, com cores vivas e texturas inspiradas na natureza e no que da terra.

Além de conectar cooperativas de agricultores e camponeses ao varejo tradicional, a Raízes do Campo atua como consultora na estruturação de cadeias produtivas e negócios agroecológicos. Oferece, ainda, uma linha de produtos próprios com alimentos duplamente saudáveis – pois além da qualidade de origem, são produzidos em uma cadeia inteiramente saudável. Uma cadeia baseada em processos que geram valor para as famílias agricultoras, levando em conta princípios ecológicos, culturais e econômicos.

No verso das embalagens inserimos a espiral do produto agroecológico, um sistema visual que explica de maneira simples e objetiva o novo conceito aos consumidores. 

cba latam raizesdocampo single 2 2400x1600 PT

Compartilhe

Este

Case

Assine o Blimp, nossa newsletter mensal.