>> Projeto vencedor do iF Design Award 2024, na categoria Arquitetura e Interiores. <<
Parceiros de longa data da Braskem (conheça outros cases que realizamos para seu reposicionamento estratégico, para a expansão da marca I’m green ou ainda, a criação da marca Cazoolo), recebemos mais um desafio: criar e aplicar sua identidade em seus espaços corporativos, começando pela sede em São Paulo, integrando-a à arquitetura da empresa e tornando o ambiente proprietário e único.
O projeto, iniciado antes de 2020, passou por adaptações devido à pandemia. A Braskem, como muitas outras empresas, adotou um jeito mais flexível de trabalhar, com uma nova planta e novos equipamentos que privilegiam os espaços sem estações fixas de trabalho, trazendo mais flexibilidade para a composição da ambientação.
O escritório Athié Wohnrath foi responsável pelo projeto de arquitetura.
Presença de marca sutil em ambiente que potencializa as relações humanas
Entendemos a importância de valorizar a construção de um ambiente convidativo que potencializa as relações humanas; em outras palavras, criar um espaço caloroso e versátil, características que se tornaram ainda mais importantes após a pandemia. Ao mesmo tempo, buscamos integrar a marca ao espaço para que as pessoas possam vivenciar o “jeito B de ser Braskem”.
Com esse conceito em mente, construímos o conceito da ambientação. A presença da marca no espaço se dá de forma sutil. Aplicamos as formas proprietárias da Braskem nas salas de reuniões informais, trazendo modernidade. O logo se transforma em elemento decorativo que se integra ao projeto arquitetônico, como na aplicação do B no painel de madeira, ou na sua adaptação em um totem de caráter escultórico na recepção. Os supergráficos foram traduzidos em painéis de corda na forma de divisórias, ou em hiperbólicos nas paredes e vidros. Ao integrar as resinas da companhia na ambientação em vasos e porta-lápis, buscamos aproximar um produto Braskem do dia a dia dos funcionários e visitantes.
As mensagens e o tom de voz da Braskem também foram integrados ao projeto. A parede verde na cafeteria, além de trazer conforto visual e bem-estar, ressalta alguns dos pilares da empresa através do uso de LED. Os quadros comunicam os valores da marca através da integração de conteúdo verbal, ícones e formas variadas.
Para acentuar a sensação de conforto e tranquilidade, foram priorizados elementos como plantas, tecidos e iluminação natural. Do tom da madeira até a escolha dos tecidos nas arquibancadas, tudo foi pensado para proporcionar um ambiente mais descontraído e acolhedor.
Quanto à sinalização, ela foi desenvolvida a partir do estudo de fluxos e das características da planta do escritório, resultando em um conjunto de placas aéreas e placas-bandeira que se adequam à dinâmica de circulação no espaço.
Após três meses de trabalho, o resultado é um conjunto de ambientes acolhedores e confortáveis, criando na sede de Braskem espaços de descompressão e produção para os colaboradores, fora de suas estações regulares. O guia elaborado pela CBA B+G servirá para desdobrar o trabalho de ambientação e sinalização em outros espaços da Braskem.
Este é, sem dúvida, um trabalho que contribui na disseminação da cultura da empresa de forma perene e profunda, além de gerar maior percepção de valor para todos os integrantes.