Nestlé Peru

D’Onofrio Reserva: O tempo sabe o que faz

EXPERTISE

INDUSTRY

SERVICES

Origem e tradição peruanas são a inspiração para criação de nova linha premium de chocolates com cacau 100% nacional

Apesar de contar com forte participação no mercado de chocolates do país, a Nestlé Peru ainda não estava presente no segmento premium, que vem crescendo em importância e relevância ao longo dos anos. A companhia então foi perguntar aos seus consumidores que marca de seu portfólio se encaixaria melhor com a proposta premium, e a resposta foi D’Onofrio, marca centenária e adorada pelos peruanos.

A riqueza da selva amazônica peruana

Além de entender qual marca era a mais adequada para o novo segmento, uma questão ainda mais importante se colocou: mas afinal, o que é ser premium?

Para os peruanos, a sofisticação vem da origem. Suas raízes ancestrais os enchem de orgulho, e a cultura popular é seu bem mais valioso.

Assim, nosso primeiro movimento foi explorar as tradições do país. Junto de uma equipe da Nestlé, viajamos pelo Peru para conhecer de perto suas feiras, vilas e cidades, realizando um mergulho em sua cultura e em seus costumes. Depois, fomos à região da selva amazônica peruana. Visitamos pequenas e médias fazendas de produção de cacau, nas quais agricultores, junto de suas famílias, cultivam as melhores e mais puras pastas de cacau do país. Aprendemos que, desde o momento da semeadura até a primeira colheita, um produtor leva de 3 a 5 anos para completar o ciclo do cultivo da planta.

Donofrio R modulos 1400 x 800 03
Donofrio R modulos 1400 x 800 05

A cultura local como inspiração

Inspirados pelo contato vivo com a cultura e tradição locais, passamos para a etapa de criação do conceito da nova marca de chocolate. Analisamos documentos estratégicos da masterbrand D’Onofrio, como a essência, retrato do consumidor, estudos de mercado e o portfólio existente da marca, que já conta com panetones premium. A partir da vivência e, junto da análise estratégica, desenvolvemos o conceito criativo para a nova linha. Inspirados na riqueza da selva amazônica, criamos uma ilustração que representa o cacau no seu ambiente. As cores escolhidas foram também inspiradas pela natureza, com tons mais terrosos e pasteis. O tom de cobre em contraste com as demais cores realça a qualidade e cuidado dessa nova linha premium.

Apresentamos códigos visuais para a marca-mãe como tipografia, cores, padrões, texturas e a hierarquia dos elementos, além da estratégia de naming. Estes elementos transversais formaram a base do sistema gráfico da nova marca, batizada de D’Onofrio Reserva.

cba latam donofrioreserva single 3 2400x1600
Donofrio R modulos 1400 x 800 06

Histórias sobre origem

Para completar o racional da marca, um elemento muito forte se colocou: a importância de contar sobre a origem do cacau. Este elemento emocional, fundamental para dar credibilidade à nova linha e gerar conexão com as pessoas, está presente no interior das embalagens. Seguindo o conceito criativo El tiempo sabe lo que hace (o tempo sabe o que faz), histórias são apresentadas, enfatizando o cultivo, a colheita e a seleção dos melhores grãos. É um produto que valoriza a elaboração do chocolate, o tempo e a dedicação que estão por trás de sua produção. Uma linha de chocolates que, como os peruanos, valoriza a manutenção de receitas autênticas, o respeito pela origem, pelos produtores e pelos ingredientes.

A linha D’Onofrio Reserva conta com tabletes, bombons e pastilhas 70% cacau, todos embalados nas mais vibrantes cores e tradições da cultura peruana.

visuel INTERNAL HERO 1440 x 560 06 2
Donofrio R modulos 1400 x 800 09

Compartilhe

Este

Case