Qualy, que vem construindo uma trajetória consistente há mais de 30 anos, já é a marca de margarina preferida dos brasileiros e não quer parar por aí. A sua próxima conquista? Abraçar seu papel de love brand e ampliar sua oferta, buscando atender às necessidades do seu consumidor em diversas ocasiões e categorias.
Para construir a sua nova história, Qualy contou com nosso apoio estratégico e nossa expertise em branding e design do começo ao fim. Depois de estabelecer diretrizes claras para a marca, reorganizamos sua arquitetura de portfólio, refizemos a identidade das linhas existentes e desenhamos a de possíveis extensões que podem ser lançadas no futuro.
Visão estratégica e propósito ressignificado
Primeiro, refletimos: o que constitui uma love brand? Estamos falando de marcas que têm um olhar sensível sobre o seu consumidor, conseguindo desenvolver uma ligação tão emocional, quase íntima, que ele adota um comportamento de fã. Ou seja, ser uma love brand é sobre transcender o seu papel comercial de tal forma que o consumidor passa a se identificar com os valores e as crenças da marca.
A partir daí, consolidamos a visão estratégica da marca através de oito posturas que ela deve assumir para conquistar esse lugar. Uma investigação minuciosa e profunda nos levou a ressignificar o atual propósito, potencializando o que move a marca e ampliando o seu impacto positivo no mundo e nas pessoas.
Dessa forma, três compromissos com a sociedade foram incluídos na estratégia da marca, que refletem iniciativas já existentes e outras ainda em construção:
*Através da sua parceria com eureciclo (venha conhecer mais sobre a entidade que também é nossa parceira), Qualy hoje é a primeira marca de margarina a compensar 100% das embalagens no Brasil, além de todas serem recicláveis e reutilizáveis.
Nova arquitetura e criação das submarcas
Para definir a nova arquitetura de marca, fizemos uma extensa jornada que incluiu uma investigação profunda na categoria, um Squad Lab (nosso laboratório de prototipagem colaborativo) com a Qualy, e uma pesquisa quantitativa para validar as hipóteses com consumidores.
Uma vez estabelecido o conceito de “spreadability” (derivado de “spread”, espalhar) como fio condutor – em referência à cremosidade que só a marca oferece e ao seu propósito, reorganizamos a oferta, desenhamos uma estratégia de portfólio para fortalecer os atributos Qualy e, assim, construir os novos atributos essenciais nessa jornada. As novas submarcas, que incluem novidades além de spreads, irão ser introduzidas gradualmente aos consumidores.
Identidade renovada para espalhar o melhor de Qualy
Com propósito, personalidade, valores e arquitetura bem definidos, fomos para a renovação de toda a identidade da marca mãe. A proposta mais “clean” e mais contemporânea conta com o efeito de margarina espalhada que está presente nas diversas aplicações da marca. O novo tom de voz traz uma expressão de marca mais acolhedora e otimista. O logo foi modernizado para aparecer de forma mais sutil, com a paleta de cores revistas e suavizadas. Para ilustrar sua responsabilidade ambiental, o selo eureciclo aparece na lateral do produto, junto com um QR Code que traz mais informações sobre a parceria.
Chegou Qualy Vegê
Dentro das diversas submarcas e extensões que irão chegar ao mercado, montamos uma proposta de valor e de naming para a nova Qualy plant-based, com o desafio de tangibilizar a estratégia ampliada da marca, que agora traz impacto positivo não só para as pessoas, mas também para o planeta.
A linha Vegê, cujo nome transmite saudabilidade de forma descomplicada, nasce com o lançamento da primeira margarina no mercado nacional feita apenas com ingredientes naturais: sem conservantes artificiais, sem lactose, sem derivados de leite e sem gordura hidrogenada.
Com novo propósito que abraça aspectos sociais e ambientais, oferta renovada e novidades relevantes, Qualy reafirma seu compromisso de atender da melhor forma os brasileiros, assumindo plenamente seu papel de love brand.